quarta-feira, 5 de março de 2008

Áreas Verdes no Perímetro Urbano de Manaus



Por Juliano Couto

Manaus ganha áreas verdes e a população parece mais consciente da obrigação de preservar os espaços naturais que existem na Capital.
O Municipio tem sete unidades de conservação dentro do perímetro urbano. Duas são reservas particulares, mas que também são monitoradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme afirmou ao Blog Eco News, a secretária Luciana Valente.

"Essas áreas protegidas, além de serem monitoradas, beneficiam os proprietários. Ela isenta o dono de pagar o IPTU", disse Luciana.

Para a secretária, Manaus ainda sofre com as invasões de terras. Boa parta da população desconhece a importância de manter a cidade verde. " As áreas verdes servem para deixar a temperatura mais amena, contribui para a boa qualidade do ar e das condições de vida, mas a população não sabe disso", conclui.

A Semma programa campanhas de conscientização, mas ainda é preciso colocar seguranças para evitar a depredação em parques abertos, como o Parque Ponte dos Bilhares, no Centro. A Semma deve divulgar em breve novos parques, que deverão ser criados na cidade.



EXEMPLOS DE ÁREAS VERDES DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO OU FRAGMENTOS FLORESTAIS PROTEGIDOS PELA POPULAÇAO DO ENTORNO:



" Baixada do Conjunto Renato Souza Pinto - Bairro Cidade Nova, Zona Norte: contem igarapé e floresta de baixio. Faz parte da bacia hidrográfica do Igarapé do Passarinho.

" Área verde do Conjunto Campo Dourado - Bairro Cidade Nova, Zona Norte: área situada na margem do Igarapé Capixaba, afluente do Igarapé do Passarinho.

" Parque Estadual Sumaúma - Bairro Cidade Nova, Zona Norte: fragmento florestal contem duas nascentes de afluentes do Igarapé do Goiabinha que faz parte da bacia hidrográfica do Igarapé do Mindu. O parque, situado entre os núcleos 3 e 5 da Cidade Nova foi criado a partir da mobilização da população do entorno.

" Área Verde da Ilha do Campos Elíseos - Bairro Planalto, Zona Centro-Oeste: contem igarapé e floresta de encosta. Faz parte da bacia hidrográfica do Igarapé do Gigante.

" Área Verde do Conjunto Villar Câmara - Bairro Aleixo, Zona Centro-Sul: área de charco do Igarapé do Mindu.

" Área Verde do Conjunto Castanheiras - Bairro São José, Zona Leste: área com igarapé e vegetação de encosta.

" Seringal - Bairro Glória, Zona Oeste - área localizada na margem esquerda do Igarapé São Raimundo.


Nenhum comentário: