terça-feira, 25 de março de 2008

Projeto Piatam

Por Juliano Couto

O projeto Piatam , que pesquisa e monitora a área de nove comunidades ribeirinhas no médio Amazonas tem despertado as pessoas para a organização social . Mas a relação com os pesquisadores é de troca . O conhecimento tradicional é uma das riquezas descobertas pelos pesquisadores .

A farmácia de dona Marina brota na floresta . Os remédios são cultivados na horta caseira . Alfavaca para dor de cabeça e problemas gástricos . Corama para dor dente , raiz de açaí para tratar malária e a lista não para por aí .
Dona Marina tem de cabeça 40 plantas medicinais . Receitas repassadas entre a família durante décadas . Aos 63 anos , dona Marina agora é uma fonte valiosa para a Reiciliane , mineira que estuda o poder medicinal das plantas da floresta .

É a partir do conhecimento tradicional dos ribeirinhos que a cientista coleta amostras de plantas e as testa em laboratório , uma parceria que já apresenta resultados positivos .

Os pesquisadores também estão estudando nove comunidades ribeirinhas que vivem na área. Tenologia social à serviço da melhoria da qualidade de vida dos moradores .
Reuniões nas comunidades servem para despertar os ribeirinhos para o senso de organização .Conceitos como associativismo , cooperativa , horta - escola são plantados com muita conversa .

O resultado nasce com o tempo . Os moradores de Santa Luzia do Buiçuzinho , em Coari , querem comercializar o excedente da horta que será criada .
Quem sobrevive do plantio e da venda de malva e juta agora quer diversificar a economia . Aos poucos se percebe nas margens do rio Amazonas que riqueza é gerada com independência . " Liberdade ainda que tardia " como diriam os mineiros seguidores de Tiradentes .

Nenhum comentário: