sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Inpa apresenta projeto de combate a Malária


Uma alternativa bastante eficaz no controle da malária vem sendo defendida no Brasil desde o fim a década de 90 pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Wanderli Pedro Tadei. Os “Mosquiteiros Impregnados” que na verdade são cortinados de rede imbuídos com inseticidas químicos derivados dos piretróides, os quais foram isolados da flor do crisântemo.

O mosquiteiro apresenta resultado no controle da endemia, pois fornece dupla barreira contra o vetor. A primeira é física, evitando o contato do homem com o mosquito. A segunda é química, onde o mosquito vetor atraído pela presença do homem, entra em contato com o cortinado impregnado do inseticida piretróide. A substância atinge o sistema nervoso provocando-lhe a morte.


Este tipo de controle é utilizado com sucesso em muitos países africanos ao longo dos anos. Além disso, no Peru este método também mostrou excelentes resultados reduzindo bastante o número de casos da doença. Atualmente, um projeto que reúne várias instituições do Ministério da Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), INPA, Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM), e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas FMT-AM, está em desenvolvimento no Município de Rio Preto da Eva. Os resultados preliminares mostram a excelente eficácia desta ação para o controle da malária.


Conheça o site do Inpa:



Nenhum comentário: