segunda-feira, 30 de março de 2009

Lixo clandestino em Anamã, interior do Amazonas


Uma situação bem comum no interior do Amazonas, são lixeiras dentro das cidades, perto de aeroportos, nas margens dos rios e na beira das estradas. Um Anamã por exemplo, há 16 anos o lixo dividia o espaço em um bairro próximo do centro comercial, com uma pracinha.



A Samaumeira é o principal cartão postal do municipio de Anamã ( 168 km distante de Manaus em linha reta). A centenária árvore teve o caule ocupado pelo lixo de alguns moradores. O lixo agora, de acordo com a prefeitura de Anamã, vai ser retirado do caule da árvore e levado ao aterro sanitário do municipio de Manacapuru.



A casa do aposentado Braulio Reis fica bem ao lado da árvore que está carregada de lixo. Ele reclama do mal cheiro e da grande quantidade de urubus no local. "O cheiro é muito ruim, mas eu não tenho no momento para onde ir".



O Instituto de Proteção do Amazonas, Ipaam, é quem vai acompanhar a retirado do lixo de Anamã para Manacapuru. Uma nova área, distante 10 km de Anamã deve funcionar como aterro. Segundo técnicos ambientais do órgão, em todo o estado apenas Presidente Figueiredo, Coari e Manaus, cuidam do lixo de forma correta.

Um comentário:

Anônimo disse...

tá muito o sei blog,é bom fazer uma coisa diferente e ainda não tira a sua missão que é informar.VC pode postar também algo ligado ao que podera acontecer com o planeta nos proximos anaos se esse problema ambiental que envolve o clima,a vegetação...Parabéns