sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Inpa apresenta projeto de combate a Malária


Uma alternativa bastante eficaz no controle da malária vem sendo defendida no Brasil desde o fim a década de 90 pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Wanderli Pedro Tadei. Os “Mosquiteiros Impregnados” que na verdade são cortinados de rede imbuídos com inseticidas químicos derivados dos piretróides, os quais foram isolados da flor do crisântemo.

O mosquiteiro apresenta resultado no controle da endemia, pois fornece dupla barreira contra o vetor. A primeira é física, evitando o contato do homem com o mosquito. A segunda é química, onde o mosquito vetor atraído pela presença do homem, entra em contato com o cortinado impregnado do inseticida piretróide. A substância atinge o sistema nervoso provocando-lhe a morte.


Este tipo de controle é utilizado com sucesso em muitos países africanos ao longo dos anos. Além disso, no Peru este método também mostrou excelentes resultados reduzindo bastante o número de casos da doença. Atualmente, um projeto que reúne várias instituições do Ministério da Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), INPA, Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM), e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas FMT-AM, está em desenvolvimento no Município de Rio Preto da Eva. Os resultados preliminares mostram a excelente eficácia desta ação para o controle da malária.


Conheça o site do Inpa:



Conceitos a respeito de Ecologia

Conceitos a respeito de Ecologia

BIOTÓPO - Área física na qual os biótipos adaptados a ela e as condições ambientais se apresentam praticamente uniformes.

BIOSFERA - Toda vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre numa faixa denominada biosfera, que inclui a superfície da Terra, os rios, os lagos, mares e oceanos e parte da atmosfera. E a vida é só possível nessa faixa porque aí se encontram os gases necessários para as espécies terrestre e aquáticas: oxigênio e nitrogênio.

HABITAT - É um lugar de vida de um organismo. Total de característica ecológica do lugar especifico habitado por um organismo ou população.

NICHO ECOLÓGICO - Pequena habitação ecológica que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem bem como as suas recíprocas influencia, mesologia num espaço ocupado por uma espécie ou um organismo vivo.

ECOSSISTEMA - Conjunto dos relacionamentos mútuos que o meio ambiente e a flora, fauna e os micros organismo que nele habitam, e que incluem fatores de equilíbrio geológico, atmosférico, meteorológico e biológico.

POPULAÇÃO - Comunidade de seres vivos que se entrecruzam livremente, graças ao quê trocam, entre si material genético. ESPÉCIE - Conjunto de indivíduos muito semelhante entre si e aos ancestrais, e que se, entrecruzam. A espécie é unidade biológica fundamental. Varias espécies constituem um gênero: espécie vegetal; espécie animal e a espécie humana (gênero humano).

Saiba como adubar a terra com minhocas


Adubo de Minhocas


As minhocas ao se locomoverem por entre as camadas do solo, cavam galerias fazendo passar por seu tubo digestivo grande quantidade de terra e restos vegetais, formando desta maneira o "húmus". Além de arejar, a minhoca aumenta a porosidade e a homogeneização dos solos, tendo ainda eficiente atuação sobre os sais, deixando-os sob forma assimilável aos vegetais.


O húmus transmite "vida” as plantas, promove a mineralização do potássio, fósforo, boro, magnésio, cobre e possui bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico, que transmite saúde às plantas. O húmus possui constituição casulos e pequenas minhocas que vão multiplicar-se na área em que for aplicado, produzindo assim, vida na terra. Este húmus foi produzido por minhocas vermelhas da Califórnia (Eisenia Foetida).


E a gigante africana (Eudrilus Eugeniae), a partir do esterco bovino. Composto Produzido por Minhocas Vermicompostagem é o processo de preparo do adubo orgânico ou fertilizante orgânico denominado composto. O composto produzido pelas minhocas contém 20 a 30% da matéria orgânica por elas ingerida e não digerida ou assimilada e que, por isso, é eliminada com as fezes. É nesse meio que se desenvolvem os “ovos” que se encontram dentro das cápsulas, as minhoquinhas que deles vão nascendo e as que vão junto com o húmus.


O húmus e o composto não têm cheiro, não atraem moscas e podem ser aplicados diretamente nas lavouras, campos, outras lavouras e pastagens, pois não prejudicam as plantas. Podem, também, ser armazenados durante 3 a 4 meses, desde que em local coberto e ventilado. Existe à venda, no comércio, um secador para húmus, que facilita muito os serviços no minhocário.


A diferença entre o húmus e o composto orgânico, segundo alguns autores e criadores, é que o primeiro é um material fino e uniforme, enquanto que o segundo é mais grosseiro.
Para fazer o composto orgânico, o criador pode utilizar as minhocas nativas que, ao contrário das vermelhas da Califórnia, transformam em adubo todo o material orgânico, como jornais, papéis, papelões, folhas, restos de
culturas e podas, lixo doméstico, etc.


Só não servem para a produção do composto, os plásticos, vidros e metais. A única desvantagem das minhocas nativas é que elas são menos produtivas, sua produtividade é menor do que a das vermelhas da Califórnia e o composto leva 90 dias para ficar pronto. Como, normalmente, há sempre um excesso de minhocas nos canteiros, é melhor que o criador as venda ou então que as aproveite em criações de rãs, pássaros, peixes ou de qualquer outro animal ou as industrialize, fabricando farinha de carne, por exemplo, pois com o aumento da produção, terá maiores lucros. As terras dos canteiros devem ser afofadas, de tempos em tempos, para melhorar suas condições físicas.